sexta-feira, 2 de outubro de 2009

manutenção de quadriciclos, ps. não trabalhamos com manutenção

manutenção

Limpeza e Conservação

Limpe seu quadriciclo regularmente para mantê-lo com boa aparência e proteger componentes plásticos, borrachas e cromados além de aumentar a durabilidade.

Quando utilizadas em regiões litorâneas, dedique cuidados adicionais em relação à conservação habitual, ao contato intensivo com a maresia, a permanência ou estacionamento prolongado em ambientes de alto teor de umidade e salinidade e à falta de manutenção. Procedimentos inadequados da imediata remoção de detritos contribuem para o surgimento do processo de oxidação e sulfatação.
- Em caso de chuva ou contato com água pluvial das vias de cidades ou localidades litorâneas, travessia de riachos, alagadiços e enchentes, ou em caso de utilização da motocicleta em “OFF-ROAD”, habitue-se a lavar, secar aplicar imediatamente produtos de boa qualidade que ofereçam proteção

- Elimine o acúmulo de poeira, terra, barro, areia e pedriscos, a incrustação em componentes de atrito como pastilhas de freio e disco, que prejudicam a durabilidade e a eficiência.


ATENÇÃO
Nunca lave ao sol e com o motor quente.

Pulverize querosene ao motor, carburador, escapamento, rodas e cavalete lateral para remover resíduos de óleo e graxa.

Enxágue em seguida com bastante água.

Lave o tanque, assento, tampas laterais e parálamas com água e shampoo neutro. Use um pano limpo e macio.

ATENÇÃO
Evite pulverizar água sob alta pressão nos seguintes componentes ou locais:
- Cubos das rodas
- Saída do escapamento
- Sob o assento
- Interruptor de ignição
- Interruptores do guidão
- Corrente de transmissão
- Sob o tanque de combustível
- Carburador
- Reservatório do fluído de freio
- Carenagem


NOTA
- Não remova a poeira com um pano sêco pois a pintura será riscada.
- Não use detergente que podem danificar a pintura por serem corrosivos.

Se necessário, aplique cera protetora nas superfícies pintadas ou cromadas. A cera protetora deve ser aplicada com um algodão especial ou flanela, em movimentos circulares e uniformes, ou use silicone liquido, é ótimo para dar brilho

ATENÇÃO


Imediatamente após a lavagem, lubrifique a corrente de transmissão e os cabos do aceledor, do afogador e da embreagem.

Ligue o motor e deixe-o funcionando por alguns minutos.

CUIDADO
A eficiência dos freios pode ser afetada após lavagem da motocicleta. Tenha cuidado nas primeiras frenagens.

Equipamentos para lavagem

Ao utilizar equipamento de alta pressão de água para lavar a motocicleta, observe os citados para a correta aplicação do equipamento. O jato direto e alta temperatura podem danificar componentes da motocicleta. A alta pressão provoca o desprendimento de faixas e adesivos, graxas dos rolamentos da coluna de direção e da articulação da suspensão traseira e também a pintura. Evite aplicar detergentes alcalinos/ácidos, os quais são altamente prejudiciais às peças zincadas e de alumínio.

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Conservação de inativos


1. Troque o óleo do motor e o filtro de óleo.

2. Lubrifique a corrente de transmissão.

3. Drene o tanque de combustível e o carburador. Pulverize o interior do tanque com um produto anticorrosivo. Feche a tampa em seguida.


NOTA

Se o quadriciclo for mantido inativa por mais de um mês, a drenagem do carburador é importante para garantir o funcionamento perfeito do motor quando a motocicleta voltar a ser utilizada.


CUIDADO

A gasolina é extremamente inflamável e até explosiva sob certas condições. Não acenda cigarros e não admita a presença de chamas ou faíscas, próximo do tanque e do carburador.

Remova a vela de ignição e coloque uma pequena quantidade (15 a 20 cm³ ) de óleo de motor limpo no interior do cilindro. Acione o motor de partida durante alguns segundos para distribuir o óleo e reinstale a vela de ignição.

ATENÇÃO
Quando acionar o motor de partida, o interruptor de emergência deve ser colocado na posição OFF e a vela de ignição colocada no cachinbo e aterrada (encostada no cilindro) para prevenir danos no sistema de ignição.

Remova a bateria guarde-a em um local que não esteja exposo a temperaturas muito baixas ou a raios diretos do sol. Verifique o nível do eletrólito e carregue a bateria uma vez por mês.

Lave e seque a motocicleta. Aplique uma camada de cêra a base de silicone em todas as superficies pintadas. Proteja as peças cromadas com óleo.

Lubrifique os cabos de controle.

Calibre os pneus com as pressões recomendadas. Apóie a motocicleta sobre cavaletes, de modo que os pneus não toquem o solo a fim de não distorce-los

Cubra com uma capa apropriada (não utilize plásticos) e guarde-a em local seco e que tenha alterações mínimas de temperatura. Não exposto ao sol.
Quando voltar a ser utilizado, os seguintes cuidados deverão ser verificados:

Lave completamente. Troque o óleo do motor caso a motocicleta tenha ficado imobilizada por mais de quatro meses.

Verifique o nível do eletrólito da bateria. Se necessário, recarregue a bateria usando somente carga lenta.

Limpe o interior do tanque de combustível e abasteça-o com gasolina nova.

Faça um teste conduzindo em baixa velocidade em local seguro e afastado do tráfego.

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Manutenção de bateria

Da bateria depende o arranque do motor. As baterias dos quadriciclos estão dimensionadas, devido às condicionantes de espaço e peso, para facultar o arranque do motor sendo quase utilizadas no seu limite nesse instante. Assim, é necessário que a bateria se encontre sempre em ótimas condições, para que não surjam surpresas. Existem 2 pontos em que se deve ter especial atenção na manutenção das baterias: o nível da água e a limpeza dos terminais.

Em relação ao nível da água é necessário que este encontre sempre entre as marcas de máximo e mínimo inscritas na bateria em todos os elementos. Caso o nível da água se encontre abaixo do mínimo em algum dos elementos da bateria, é necessário destapar o respectivo elemento e adicionar água destilada até completar o nível. Nas baterias sem manutenção (MF-Maintenance Free) não é possível realizar esta operação.

O outro ponto a ter em atenção é a limpeza dos terminais da bateria. As baterias têm tendência a formar depósitos e acumular zinabre na zona dos terminais. Estes depósitos podem dificultar a passagem da corrente elétrica, não permitindo assim o uso da bateria em pleno. Para limpar os terminais da bateria, deve-se retirar a bateria, desligando os terminais (1º o negativo e depois o positivo) e limpar os terminais e as zonas mais próximas com uma solução de água e bicarbonato de Sódio. Depois de estarem bem limpos, deve-se ainda passar com um pedaço de lixa fina na zona de aperto dos terminais da bateria e dos cabos. Para montar a bateria na moto deve-se apertar os terminais pela ordem inversa à desmontagem.

Caso surja a necessidade de carregar a bateria, esta carga deve ser efetuada com a bateria desligada, com os orifícios de enchimento abertos e utilizando um carregador pouco potente (dos mais pequenos).


Limpeza do filtro de ar

Um filtro sempre limpo é muito importante e nunca deve de andar com sujeira, pois principalmente o motor diminui o rendimento e consome mais combustível...

Existem várias maneiras para limpar, costuma-se limpar com gasolina, depois lava-se com água ensaboada para tirar a gasolina e deixa-se secar. Tão simples quanto isso.

Depois de seco é só olear o filtro com o óleo especial para filtros, espalhar bem, retirar o excesso e montar.

Convém ver se a caixa do filtro está suja, caso esteja também é importante limpá-la.

Técnicamente não se deve usar gasolina pois desgasta a espuma do filtro mais rapidamente.

Deve-se usar um produto especial mas este é bastante caro, geralmente a limpeza com gasolina é mais rápida, mais barata, limpa melhor e o filtro seca mais rápido.


Como escolher o pneu

É comum os pneus não durarem nada, quebrarem os gomos ou não darem a correta tração no barro e os pilotos saírem por ai dizendo que o pneu é ruim e não vale nada. O que acontece é que cada pneu é feito para um tipo de terreno e se não for corretamente utilizado ele não terá o desempenho esperado. Pneus mais macios com os gomos mais espaçados são para serem utilizados em superfícies menos consistentes como lama e areia. Se for utilizado em pisos duros ele poderá quebrar os gomos e terá menos tração por que a área em contato com o solo será menor. Este tipo de pneu quando gira provoca a expulsão da lama mantendo a tração mesmo em situações bastante adversas. Pneus mais duros possuem os gomos mais próximos para terem maior área de contato e resistência, Se forem utilizados em lama, por exemplo, ficará liso por que a lama não irá se desprender do pneu adequadamente. Algumas marcas de pneu possuem uma camada de borracha mais dura por fora para resistir melhor ao desgaste e na parte interna dos gomos uma borracha mais maleável para tornar os gomos mais difíceis de quebrar.

Se você vai comprar um pneu para fazer suas "trilhinhas" procure um de uso mais geral (do meio da tabela) que irá se adaptar aos diversos tipos de terrenos que existem na sua região, e observe a estação do ano para não comprar um pneu para terra dura/cascalho na época de chuva.

A calibragem deve ser conferida sempre antes de sair e com os pneus frios. Ela varia com o seu peso, estilo de pilotagem e terreno.

Os spray para reparo instantâneo de pneus só funcionam em caso de furos pequenos. Se você andou com o pneu vazio é capaz de não funcionar. Sempre vale a pena ter um às mãos. Leia as instruções no rótulo e se o pneu não voltar a esvaziar no dia seguinte o furo estará remendado por algum tempo. Por algum tempo por que o spray veda o furo entupindo-o e mais cedo ou mais tarde acabará vazando pelo buraco que ainda estará lá.

Os pneus desempenham uma função essencial para o trail, o atrito entre a moto e o solo, para melhorar esse atrito, saiba mais sobre os pneus:

Pneus de cravos baixos e próximos- normalmente esse tipo de pneus são colocados pela fábrica em trail, eles são indicados a 60% ao uso off-road e 40% para o uso street/on-road. São desaconselhados para o uso em trilhas, pois qualquer piso um pouco molhado, irá cobrir totalmente os pequenos cravos, e ainda mais tão próximos. Por isso, se você usa apenas para trilhas, dispense esse tipo de pneu.

Pneus de cravos baixos e longes- são os pneus indicados para o uso em piso seco ou molhado com irregularidades(buracos, valas...), porém, se torna ruim em trilhas com atoleiros fundos ou pisos muito movediços ou escorregadios(brejos, argila, lama), esse tipo de pneu é de pouca comercialização, mas a Pirelli e Michellin fabricam.

Pneus de cravos altos e próximos- são os pneus mais usados pelos trilheiros, foram feitos para pisos com pouca deformação, molhado ou seco, enfrentam lameiros com facilidade mas perdem a eficiência rapidamente, pois a lama cobre os cravos com facilidade, por serem próximos, a grande vantagem desse pneu é a performance em terra abatida, onde os cravos próximos não atrapalham na estabilidade com o piso.

Pneus de cravos altos e longes- totalmente indicados para trilhas de grande percurso em atoleiros, brejos, argila, possui uma tração eficaz em qualquer tipo de terreno molhado e movediço, o grande problema desse tipo de pneu é a pouca aderência em terra abatida, sendo desaconselhado para trilhas de média e alta. Em trilhas com grande problemas de piso(buracos, lameiros, brejos, erosões..como descrito acima) é o pneu ideal.



Fluido de freio em quadriciclos e motos

VISITE

Dicas de Manutenção do freio



Você sabia que o fluido de freios a disco é um item de manutenção?
Aposto que muita gente não sabe que o fluído tem que ser trocado em intervalos regulares.
Neste artigo vou discutir porque é importante, e passarei o meu método de e sangramento do sistema de freio, tão como algumas outras peças para inspecionar ou substituir, durante estes processos.

Uma comparação entre o fluido de freio novo e velho, respectivamente

A comparison between new and old brake fluid, respectively

A maioria das pesoas senta em seu veículo e não se peocupa com esses itens, nem imagina que um sistema desgastado pode comprometer a segurança e a obediência em frenagens.
Fluidos de freio tem um muito curto de vida, uma vez que tenha sido exposto à atmosfera começa a se degradar.
A água é naturalmente atraída por ele e o satura, tornando-o mais corrosivo e podem fazer os componentes internos travarem.
Além disso, fluido de freio tem a dura tarefa de transferência de calor das pastilhas de armazenar o calor para depois dissipar-lo mais tarde.
O excesso de calor, pode danificar as mangueiras e retentores de seu sistema de freio.
As mangueiras também podem entupir, causando o refluxo e destruindo os retentores do cilindro mestre.
Imaginem o sistema de freio travando enquanto o veículo esta em uso!
Em motos, normalmente mais utilizados como freio frontal, a moto entraria em RL. acidente feio.
Em, quadriciclos, como os freios normalmente são independentes o perigo aumenta, pois o travamento de um dos freios ocasiona em capotagem


Agora que você conhece algumas das conseqüências, vamos passar à minha maneira preferida para lavar e sangrar o sistema.
Primeiro vamos definir as ferramentas necessárias.
Seringa Grande
Chave 6 mm (ou o que sempre se adequa ao seu tamanho de parafuso de sangria)
3 / mangueira de aproximadamente 1,6 ou 2 metros
Uma garrafa de fluído Dot 3 ou 4 (confira o seu tipo no Manual do poroprietário).

Sempre use fluido novo, de um recipiente selado, se o recipiente estiver aberto a mais de 6 meses, jogue fora e compre um novo. É seguro e mais barato contra a contaminação.
O procedimento é bastante simples.
Comece por drenar seu cilindro mestre tanto pela remoção tampa do reservatório e o retentor de borracha absorvendo o líquido com um pano limpo.
Solte o parafuso de sangria e instale a mangueira no bocal.
Encha a seringa com o líquido lembre-se de bater pra remover as bolhas de ar.
Solte o parafuso de sangria e empurre lentamente o líquido para o sistema.
Isto faz duas coisas, ele volta liberando restos e impuresas e também empurra o ar para cima e para fora de todo o sistema.
Certifique-se de que não empurra o ar no sistema, feche o parafuso de sangria de cada vez que reabastecer a seringa.
Com alguma paciência e prática, você pode mudar o líquido em seu sistema em menos de 20 minutos. Uma boa regra de ouro é trocar o seu fluido a cada 2 anos, no mínimo.
Existe um modo mais comum de fazer a troca mais é muito demorado
Abra o reservatorio de fluído, retire a borracha retentora
Abra de algumas bombadas no sistema, depois solte o parafuso de sangria. Feche o parafuso, bombe de novo....
Faça isso repetidas veses até esgotar o fluído.
PS> ao recolocar o retentor, ele não vai caber, pois ela incha em contato com o ar. Limpe-a com um pano seco e aguarde uma meia hora que ela volta ao tamanho normal.

Um comentário:

  1. Tenho um 250 4x2 yamaha ele esta com sentelha mais não esta pegando sera que vc pode me zajudar?

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